Seria uma injustiça falar sobre a alimentação em bali citando apenas a meia dúzia de pratos que caracterizam a culinária indonesiana. Ainda que nao tenha muito como fugir dos clássicos nasi goreng, mie goreng, nasi campur, gado gado, tofu e tempe currys, e os "ayam" e "sates" da vida, o que tem mais me chamado atenção aqui nao sao apenas sabores e temperos e sim a presença de certos alimentos super nutricionais que vem sendo introduzidos na culinária tradicional da ilha atravez dessa missigenacao cultural que se da em decorrência do turismo.
O balines nao se encanta com os padrões da culinária ocidental mas, pro estrangeiro, essa fusão que se ve aqui eh cem por cento positiva. Apesar de existir todo tipo de restaurantes, os que se sobressaem sao os que firmaram essa fusão entre o indonesiano e o ocidental, com uma pitada nutricionista. Muitos desses restaurantes sao de estrangeiros mas tem toda sua equipe formada por cozinheiros locais.
Todos esses restaurantes que citei sao muito criativos e introduzem esses alimentos nos pratos e sucos de maneira deliciosa. As apresentações nao poderiam deixar de fora a capacidade que o balines tem de enfeitar e os pratos saem maravilhosos. As próprias receitas tradicionais que eu mencionei tem sido completamente reinventadas, ganhando cor, sabor e sustância com a substituicao do arroz branco pelo integral, negro ou vermelho e com a adição de outros grãos, castanhas e esses suplementos.
Proxima postagem: As propriedades e beneficios dos tais "super alimentos"